Disciplina de Automação e Controlo Industrial

 

Objectivos

A disciplina de Controlo Industrial é apresentada numa perspectiva de Automação Industrial, com o objectivo de introduzir a análise e projecto de sistemas de controlo industriais, de forma aplicada. É dado algum ênfase à realização prática dos assuntos abordados, nomeadamente pela utilização de autómatos programáveis aplicados a sistemas industriais (realização de trabalhos práticos). Cada aluno realizará pelo menos 4 trabalhos práticos diferentes, a assistirá e sessões de demonstração realizadas nas aulas práticas. O último dia de aulas será dedicado a uma visita de estudo.

Depois desta disciplina pretende-se que os alunos estejam preparados para iniciar uma actividade industrial na área, estabelecer dialogo com especialistas, e ser capaz de operar e manter equipamentos automáticos industriais.

 

Programa Mínimo

1. Introdução à Automação Industrial: motivação, controlo de processo, componentes e interfaces.

2. Componentes da Automação Industrial: actuadores, motores e sensores.

3. Controlo de Processo. Sistemas em malha-aberta e em malha-fechada. Análise de sistemas e função de transferência. Controladores automáticos industriais (On/Off, P, PI PD e PID). Sintonia de controladores PID.

4. Autómatos Programáveis. Constituição, organização e programação. Sistemas de entrada e saída: interfaces.

5. Programação de Autómatos Industriais. Conjunto de instruções e exemplos (utilizam-se autómatos Siemens da família S7-200 e S7-300, e autómatos OMRON).

6. Sistemas automáticos avançados: robôs industriais.

7. Células de produção: sistemas flexíveis de produção (FMS) e sistemas de produção integrados por computador (CIM).

8. Requisitos para a automação industrial: onde, como e quando.

 

Docente

Nome J. Norberto Pires

Email – norberto@robotics.dem.uc.pt

Web -

http://www2.dem.uc.pt/norberto/new_unfinished/linha_horizontal.gif