Disciplina de Elementos de Electrotecnia

 

Objectivos

Proporcionar adequada formação ao nível da medição e visualização de grandezas eléctricas. Dotar os alunos com as técnicas de análise de circuitos essenciais tanto em corrente contínua como corrente alternada.

 

Programa Mínimo

1. Electrostática, Lei de Coulomb, Noção de Campo Eléctrico. Potencial Eléctrico. Quantidades eléctricas,leis de Ohm e de Kirchhoff. Noção de carga eléctrica. Corrente. Tensão. Potência. Tipos de circuitos e elementos de um circuito. Resistência eléctrica e lei de Ohm. Associação de resistências. Leis de Kirchhoff. Circuito divisor de tensão. Circuito divisor de corrente. Circuitos equivalentes triângulo-estrela.
2. Técnicas de análise de circuitos. Terminologia. Método das tensões nos nós. Método das correntes de malha e das tensões nos nós. Transformação de fontes. Equivalentes de Thévenin e de Norton. Máxima transferência de potência. Teorema da sobreposição.
3. Indutância e capacidade. Associação em série e em paralelo de indutâncias e capacidades. Circuitos alimentados em corrente alternada. Diagramas fasoriais. Equipamentos de medida e visualização de grandezas eléctricas. Ferramentas de simulação de circuitos.

4. Análise em regime sinusoidal. Noção de fasor. Elementos passivos no domínio fasorial. Leis de Kirchhoff no domínio fasorial. Simplificações série-paralelo e triângulo-estrela. Transformação de fontes e equivalentes de Thévenin e Norton no domínio fasorial. Cálculo de potências em regime permanente sinusoidal. Potência real e reactiva. Valor eficaz (rms) de um sinal sinusoidal. Potência complexa. Máxima transferência de potência. Exercícios.
Circuitos trifásicos equilibrados. Tensões trifásicas equilibradas. Fontes de tensão trifásicas. Análise de circuitos estrela-estrela, estrela – triângulo, triângulo-estrela e triângulo-triângulo. Exercícios.

 

Docente

Nome – Ricardo António Lopes Mendes

Email – ricardo.mendes@dem.uc.pt

Web