Disciplina de Gestão de Operações

 

Objectivos

Esta disciplina pretende fazer uma introdução aos métodos quantitativos de gestão da produção e stocks e à análise económica da produção.

Os alunos que completem esta disciplina deverão ser capazes de utilizar métodos de previsão comuns, “desenhar” sistemas de produção e escolher sistemas de planeamento e controlo da produção e stocks. É ainda abordada a interacção entre a função produção e as restantes funções de uma empresa.

 

Programa Mínimo

Introdução à gestão da produção. Métodos de previsão: Classificação; Regressão linear; Definição de séries temporais; Método da decomposição clássica; Amortecimento exponencial (simples e com tendência); Erros de previsão. Implantações fabris: Tipos de implantação e dificuldades associadas à sua definição; Implantações por processo; Implantações por produto e equilibragem de linhas de montagem. Planeamento agregado da produção. Gestão de stocks. Material Requirement Planning - MRP: Definição; Pré-requisitos (plano mestre de produção, lista de materiais e codificação de artigos); Lógica do MRP; Particularidades (loteamento, consideração de peças defeituosas e stock de segurança). Sequenciamento da produção.

 

Docente

Nome –

Email

Web