Disciplina de Introdução à Programação e Resolução de Problemas

 

Objectivos

Saber programar é uma componente essencial de um curriculum em engenharia informática. Mas mais do que aprender uma linguagem de programação (a sua sintaxe) um jovem aluno deve aprender os conceitos base fundamentais da programação: dos dados simples aos estruturados, das estruturas de controlo elementares às mais elaboradas passando por mecanismos de abstracção. Mas essa aprendizagem deve ser contextualizada. E o melhor contexto é dado pela resolução de problemas concretos que sejam simultaneamente um desafio e um prazer. É isso que se pretende com esta disciplina.

 

Programa Resumido

1. Computadores, Programas e Computação.

2. Conceitos Básicos: o computador como uma calculadora.

3. Primeiras Abstracções: o conceito de função.

4. Estruturas de Dados Elementares.

5. Mais Abstracções: estruturas de controlo de selecção e repetição.

6. Estruturas de Dados Compostos.

7. Aplicações: pesquisa e ordenamento.

8. Recursividade.

9. Aspectos de Projecto: decomposição e complexidade.

 

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