Disciplina de Métodos Numéricos e Computacionais

 

Objectivos

Fornecer competências na área da análise numérica aos alunos de Engenharia, através de uma formação teórica significativa e de uma componente aplicada de introdução à Mecânica Computacional.

Explorar os métodos numéricos utilizados por programas comerciais de simulação numérica, através do desenvolvimento e programação de algoritmos numéricos simples. A exploração conveniente destes programas permite ao aluno adquirir a percepção necessária sobre as dificuldades numéricas que podem surgir e possíveis soluções que podem ser adoptadas.

 

Programa Mínimo

Análise tensorial: Noções elementares de análise tensorial: notação, campos de tensores e operações básicas em coordenadas cartesianas. Equações não lineares: condições gerais para a resolução; métodos iterativos: bissecção, Newton, ponto fixo. Critérios de paragem dos métodos iterativos. Sistemas de equações lineares e não lineares: Métodos Iterativos: Jacobi; Gauss-Seidel, Newton. Interpolação polinomial: Polinómio interpolador de Lagrange. Erro de interpolação. Integração numérica: fórmulas de Newton-Cotes (ex: Trapézios e Simpson); fórmulas compostas; fórmulas de Gauss; erros de integração numérica. Equações diferenciais: Métodos de Taylor. Método de Euler para equações diferenciais de 1ª ordem. Métodos de Runge-Kutta de ordem 2 e de ordem 4. Programação de métodos numéricos: Elaboração de algoritmos e implementação de programas.

 

Docentes

Nome Marta Cristina Cardoso de Oliveira

Email –  marta.oliveira@dem.uc.pt

Web -

 

Nome – Altino de Jesus Roque Loureiro

Email – altino.loureiro@dem.uc.pt

Web

 

Nome – Luís Filipe Martins Menezes

Email – luis.menezes@dem.uc.pt

Web