Disciplina de Sistemas de Informação

 

Objectivos

O estudante que concluir com sucesso esta disciplina terá conseguido:

·          Compreender a utilização das principais técnicas de análise do negócio e construir um primeiro conjunto de competências para a sua utilização no levantamento dos requisitos do SI.

·          Compreender o conceito de Modelo de Negócio e as formas de o construir, analisar e operacionalizar na construção da Arquitectura do Negócio.

·          Compreender e aplicar os princípios da construção da Arquitectura de Informação de um SI a partir da Arquitectura do Negócio, tanto na perspectiva de alto nível (modelos integradores) como na perspectiva de baixo nível (modelos de dados, de processos, de objectos, de interacções).

·          Compreender a problemática da construção da Arquitectura da Solução a partir da Arquitectura de Informação tendo em consideração as variadas formas de obtenção das soluções, quer modulares quer monolíticas.

·          Compreender e aplicar alguns dos princípios da avaliação de investimentos e de fixação das prioridades.

·          Ganhar familiaridade com o estado da arte em matéria de ferramentas e soluções modulares para a construção de sistemas de informação por integração de módulos.

·          Ganhar familiaridade com as ligações orgânicas entre sistemas de informação e Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional.

 

Programa Mínimo

Os sistemas de informação (SI) vistos do ponto de vista do negócio. Modelo para o desenvolvimento estratégico de sistemas de informação. Tipos de SI. Dimensão estratégica dos SI. Estratégia de SI versus estratégia de TI. O processo de gestão estratégica. Técnicas de análise do negócio. Análise SWOT, competências chave, matriz BCG, forças concorrenciais, impulsos estratégicos, factores críticos de sucesso, business scorecard, cadeia de valor externa, cadeia de valor interna. Da análise estratégica para o modelo do negócio. Os modelos do negócio na Economia Digital. Do modelo do negócio para a arquitectura da informação. Modelo dos dados e modelo das interacções. As soluções de back-office e de front-office na perspectiva do modelo do negócio. Análise de informação. Matrizes, processos e dados. Carteira de aplicações. Estratégias genéricas. As organizações com múltiplas unidades de negócio. Aspectos da gestão das carteiras de aplicações. O modelo EISD para o desenvolvimento de sistemas de informação. Avaliação dos investimentos. Fixação das prioridades. Abordagens clássicas para a concepção das aplicações. Modelos Empresariais e Objectos do Negócio. Modelo funcional. Modelo estrutural. Modelo comportamental. Concepção, implantação e gestão de intranets, extranets e soluções de workflow recorrendo a modelos suportados por objectos do negócio. O estado da arte. Ponto da situação sobre a oferta comercial. Iniciativas de normalização. Casos de estudo representativos do estado da arte. Gestão do conhecimento e inteligência do negócio na perspectiva da estratégia de sistemas de informação.

 

Docente

Nome – António José Mendes

Email – toze@dei.uc.pt

Web – http://www.dei.uc.pt/~toze