Disciplina de Transmissão de Calor

 

Objectivos

Embora a Termodinâmica permita avaliar a quantidade de energia necessária, sob a forma de calor, para que um sistema passe de um estado de equilíbrio a outro, ela não caracteriza a evolução temporal de tais processos. Aprender a quantificar as taxas (ou velocidades) com que o calor é transferido nos processos térmicos é o principal objectivo das disciplinas de Transmissão de Calor.

Nesta disciplina, o aluno aprende a distinguir os diferentes modos de transmissão de calor e a distinguir a sua ocorrência, isolada ou conjugada, e a sua relevância, numa grande variedade de problemas do âmbito da engenharia térmica. São tratados pormenorizadamente os modos de condução e de radiação térmicas.

 

Programa Mínimo

Caracterização dos diferentes modos de transmissão de calor: condução, convecção e radiação. Balanços térmicos.

Transferência de calor por condução: Lei de Fourier. Equação geral da condução, em coordenadas cartesianas e cilíndricas. Condições iniciais e de fronteira.

Condução de calor em regime permanente: Paredes planas simples e compostas. Sistemas cilíndricos compostos. Raio crítico de isolamento térmico. Resistências térmicas: condutiva, convectiva, de contacto.

Condução térmica em regime permanente, com geração interna de calor: sistemas planos e cilíndricos.

Condução de calor em regime transiente: corpos com resistência térmica desprezável ou significativa.

Transferência de calor por radiação: Espectro da radiação. Conceitos e leis fundamentais. Coeficientes de repartição da radiação incidente. Corpo negro; emissividade. Superfícies cinzentas e reais. Trocas directas de radiação: factores de forma; radiosidades.

Trocas directas de radiação térmica entre as superfícies de um espaço confinado, contendo: um meio transparente; um meio absorvente.

 

Docentes

Nome António Rui de Almeida Figueiredo

Email – rui.figueiredo@dem.uc.pt

Web -

 

Nome – José Joaquim da Costa

Email – jose.costa@dem.uc.pt

Web