Disciplina de Complementos de Investigação Operacional

 

Objectivos

Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais num contexto de optimização em problemas de engenharia, alargando a gama de problemas reais abordada em Fundamentos de Investigação Operacional, em particular considerando variáveis inteiras e múltiplas funções objectivo em problemas de optimização. Para além disso são introduzidas as abordagens meta-heurísticas para abordar problemas de optimização complexos de natureza combinatória.

 

Programa Mínimo

1. Programação inteira (PI)

Aplicações da PI. Modelos de PI. Uso de variáveis binárias em modelos de programação matemática. Métodos para resolver problemas de PI. O algoritmo "branch-and-bound". PI binária. O algoritmo de Balas. O problema da mochila 0-1. Reformulação de problemas. Estabilidade da solução óptima de problemas de PI.

2. Programação linear com múltiplos objectivos. (A)

Revisão do modelo de programação por metas ("goal programming"). Conceitos de solução (estrita e fracamente) não dominada. Processos de escalarização. Métodos interactivos. O método STEM.

3. Meta-heurísticas em problemas de optimização. (A)

Pesquisa tabu. Recuo simulado (simulated annealing). Algoritmos genéticos. Etapas principais de um algoritmo genético. Operadores genéticos.

 

Docente

Nome – Cristóvão Silva

Emailcristovao@gestao.dem.uc.pt

Web – http://gestao.dem.uc.pt/gestao_industrial/cristovao.htm