Disciplina de Gestão de Energia

 

Objectivos

O objectivo da disciplina de Gestão de Energia é o de dotar os alunos um conjunto de conhecimentos e de ferramentas que os sensibilize para a importância económica e ambiental da utilização racional da energia e os habilite a analisar e a optimizar os sistemas de produção e utilização de energia. 

Concretamente, serão proporcionados aos alunos o contacto e a familiarização com os diversos regulamentos e planos de racionalização de energia e com as metodologias de auditoria energética, através da sua aplicação prática a casos reais na indústria e nos edifícios. Será ainda apresentado aos alunos o conceito de exergia ou de qualidade de energia, e a metodologia do balanço exergético que permitirá avaliar a eficiência e definir estratégias de optimização energética dos sistemas, sendo a sua sedimentação e interiorização realizada através da análise de sistemas com e sem reacção química.   

 

Programa Mínimo

1. Utilização racional de energia (URE). Principais tipos de oportunidades de racionalização de consumos de energia por sectores.

2. Regulamentos e Planos de racionalização:

3. Auditorias energéticas. Contabilidade Energética:

- Metodologia: Balanços Energéticos. Cálculo do consumo específico de Energia. Aplicação e Resolução de Exercícios

- Instrumentação e aplicação prática a casos de estudos reais.

4. Energia vs. Exergia: disponibilidade e qualidade da energia. Indicadores de eficiência energética. Análise exergética de sistemas.

5. Equipamentos energéticos e sistemas industriais: Optimização e tecnologias mais eficientes. Combustão: eficiência energética, controlo e redução de emissões.

 

Docente

Nome – José Manuel Baranda Moreira da Silva Ribeiro

Email – jose.baranda@dem.uc.pt

Web –