Disciplina de Introdução às Redes de Comunicações

Objectivos

A disciplina de Redes de Comunicações pretende dotar os estudantes de um largo espectro de conhecimento nas áreas das comunicações e de capacidades para projectarem soluções técnicas de elevado potencial. O programa da disciplina começa por fazer uma análise às soluções subjacentes à arquitectura da actual Internet, analisa as principais tecnologias, os protocolos, as limitações e avalia os novos desafios.

Paralelamente, o programa da cadeira pretende ensinar aos estudantes os fundamentos gerais da simulação de redes na avaliação de alternativas protocolares e tecnológicas. A programação para ambientes em rede é ainda estudada através da linguagem C e dos sockets.

A ligação entre os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos permitirá a coesão necessária para a especificação e a análise das diferentes redes existentes, e a preparação indispensável a futuras disciplinas na área das redes de comunicação.

Programa Mínimo

1. A História da Internet