Disciplina de Simulação de Operações

 

Objectivos

Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais na área da simulação de sistemas e operações. Numa primeira parte da disciplina faz-se uma introdução à teoria das filas de espera, necessária para que os alunos compreendam os fenómenos envolvidos nos modelos de simulação. Numa segunda parte são abordados os conceitos associados ao desenvolvimento e obtenção e análise dos resultados de modelos de simulação de sistemas produtivos e serviços.

Após a frequência desta disciplina os alunos deverão ser capazes de desenvolver e utilizar modelos de simulação para compreender, modificar ou controlar partes da realidade que os modelos representam.

Será dada particular atenção à utilização de packages computacionais para a construção de modelos e obtenção de resultados.

 

Programa Mínimo

Introdução à teoria das filas de espera

Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera. Modelação de sistemas de filas de espera. Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de Poisson. Processos de nascimento e morte. Relações fundamentais. Fórmula de Little. Classificação das filas de espera. Modelos baseados no processo de nascimento e morte. Modelo básico com um servidor (M/M/1). Modelo básico com S servidores (M/M/S). Filas de espera com comprimento limitado (M/M/1/K e M/M/S/K). Filas de espera com população finita (M/M/1/N e M/M/S/N). Modelos envolvendo outras distribuições.

Simulação

Modelação de sistemas através da simulação. Software de simulação. Validade e credibilidade de modelos. Selecção de distribuições de probabilidade para os dados. Análise de resultados.

 

Docente

Nome – Carlos Alberto Henggeler de Carvalho Antunes

Email – ch@deec.uc.pt

Web – http://www.deec.uc.pt/~ch