EGI @ FCTUC

 

Engenharia e Gestão Industrial FCTUC - Universidade de Coimbra

Estudar em Coimbra é diferente de estudar em qualquer outra parte do país. As relações são mais fortes, os sentimentos e as alegrias e tristezas mais vividas. As amizades que se constroem em cinco ou seis anos perduram para toda a vida.

Estudar em Coimbra:

 

Coimbra é diferente?

Ouça este programa da TSF com a participação de Ana Goulão (Gabinete de Comunicação e Imagem, UC), António Pimental (pró-reitor da UC) e Luís Alcoforado (Turismo de Coimbra), a propósito das 7 Maravilhas de Portugal. Ou informação multimédia sobre Coimbra aqui.

 

Universidade de Coimbra

Pelo seu prestígio internacional, a qualidade reconhecida do seu corpo docente e o carácter cosmopolita da sua academia (com cerca de 60 nacionalidades), a Universidade de Coimbra representa não só uma excelente escolha para ti, que procuras a melhor formação, mas também a certeza de viver uma experiência rica e a muitos títulos excepcional. Para além de uma formação de excelência, poderás desfrutar de um conjunto de serviços e infra-estruturas que ajudarão a tua integração, bem como ofertas culturais, de lazer e desportivas que enriquecerão o teu percurso académico. Com uma História de sete séculos assente na construção do futuro, e possuidora de uma enorme riqueza e diversidade de oferta nos mais diferentes domínios, a Universidade afirma-se como promotora da mudança e lidera o processo de criação e difusão do conhecimento em inúmeros âmbitos.

 

Manual pré-universitário

(c) Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Coimbra

 

Links:

Universidade de Coimbra

FCTUC

Detp. Engenharia Mecânica

GATS

Unidades de I&D da UC

Instituto Interdisciplinar

Rede de Antigos Alunos

WebOnCampus

Bolonha na Univ. Coimbra

Manual pré-universitário

Propospecto Univ. Coimbra

Agenda Cultural

Bibliotecas

 

Notícias da FCTUC

Rua Larga

Imprensa da Universidade

As Beiras

Diário de Coimbra

O Campeão das Províncias

Jornal Universitário

A Cabra

 

Turismo do Centro

Câmara Municipal

Conimbriga

Teatro Gil Vicente

 

Uma Cidade e uma Universidade inesquecíveis

EM COIMBRA O FUTURO ENCONTRA-SE COM O PRESENTE E O PASSADO

Sala dos CapelosEstudar na Universidade de Coimbra é fazer parte de uma galeria onde se encontram personalidades destacadas de todos os quadrantes da vida portuguesa. Foi aqui que se doutorou o único Português laureado com o Prémio Nobel da Medicina e foi aqui reitor o primeiro Presidente da República de Portugal eleito. Foi também aqui que estudaram Eça de Queirós, Almeida Garrett, Antero de Quental, Vergílio Ferreira, Miguel Torga, Zeca Afonso, entre muitos outros. A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, com o documento “Scientiae thesaurus mirabilis”, assinado por D. Dinis. A bula “De statu regni Portugaliae” do papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral. A Universidade, que começou a funcionar em Lisboa, foi instalada em Coimbra em 1308. Até 1537, esteve sedeada ora em Lisboa ora em Coimbra e nesse ano foi transferida definitivamente para esta última cidade. Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade foi crescendo, primeiro por toda a Alta de Coimbra e depois um pouco por toda a cidade.

 

Vista da Torre Um traço distintivo da Universidade de Coimbra é a sua ligação à comunidade. Ao longo dos anos, a Universidade foi desenvolvendo competências em áreas que a tornam num pólo fundamental da vida cultural e científica do país. Também a este nível, poderás beneficiar de uma oferta académica ímpar. Vários museus, bibliotecas, centros de documentação, o Teatro Académico de Gil Vicente, o Jardim Botânico, o Estádio Universitário, o Exploratório Infante D. Henrique, entre outros organismos, complementam as valências de formação académica da Universidade. Na investigação, a Universidade de Coimbra tem feito prevalecer a sua tradição de vanguarda, com vários projectos premiados nacional e internacionalmente.

 

Edifício Central da FCTUC - POLO IICertamente já ouviste falar de carros que não precisam de condutor ou que andam quilómetros e quilómetros sem quase gastar combustível, de robôs que cumprem ordens dadas por voz humana ou ajudam os astronautas a desempenhar as suas tarefas, de métodos revolucionários para o tratamento das mais diversas doenças. Tudo isto, e muito mais, são exemplos de inovação na Universidade de Coimbra. Mas estão longe de serem os únicos. Há trabalhos inovadores também em áreas como as ciências do Direito, as línguas e literaturas, as teorias económicas, a investigação sociológica, as ciências do Desporto e muitas outras. Numa época em que o cruzamento de saberes é tão importante, como seguramente tens vindo a aprender, a Universidade aposta ainda claramente em projectos interdisciplinares, que consolidem o conhecimento aqui gerado.

 

Vista do POLO II 

A Universidade de Coimbra funciona também como mecanismo fundamental ao nível do empreendedorismo e do desenvolvimento empresarial, em especial em áreas tecnológicas de ponta e na ligação da investigação ao mercado, dinamizando diversas parcerias com empresas, e garantindo desta forma que o conhecimento produzido, em cerca de centena e meia de centros e unidades de investigação, não fica dentro das suas paredes. Finalmente, também a inserção na vida activa dos nossos estudantes constitui uma preocupação central da Universidade de Coimbra. Existem, por isso, diversos serviços que fazem a ligação, a vários níveis, entre o mundo universitário e o mercado de trabalho. Instalada desde 1544 no Paço Real da Alcáçova, lugar onde viveram inúmeros monarcas portugueses e onde ocorreram episódios importantes para a história da nação portuguesa, a Universidade teve necessidade de, ao longo dos tempos, investir e transformar os espaços que então ocupava, adaptando-os e modernizando-os.

 

ReitoriaNa zona da Alta Universitária encontram-se, por isso, para além do Paço das Escolas, edifícios do tempo da Reforma Pombalina e outros construídos a partir dos anos 40 do século XX. Contudo, a Alta Universitária, onde se insere o denominado Pólo I, acolhe apenas uma parte do todo que constitui a actual Universidade de Coimbra. A partir dos anos 80, a Universidade viu os seus espaços acrescentados com a construção dos novos edifícios do Pólo II, situados junto ao rio Mondego e ocupando uma área equivalente à do Pólo I, e, posteriormente, dada a crescente investigação na área da Saúde, com a construção do Pólo das Ciências da Saúde, actualmente em curso.

 

Sé VelhaVista da Reitoria 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Coimbra, o FUTURO cruza-se com o PRESENTE e o PASSADO.

 

Manual pré-universitário

(c) Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade de Coimbra